A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente alerta à população quanto à poda drástica e irregular de árvores que estão acontecendo na cidade. Segundo o Secretário da pasta, Antônio Carlos Papa, a ação preocupa a administração municipal, uma vez que a arborização urbana deve ser respeitada pela população. Com a poda drástica e, sem orientação, muitas das árvores cortadas acabam morrendo. Além de causar prejuízo à natureza, a poda irregular, pode provocar danos até mesmo para aqueles que a realizam, oferecendo riscos de acidentes. A poda drástica consiste no rebaixamento radical da copa das árvores, sem qualquer critério técnico, sendo que, em alguns casos nem os troncos são poupados.

É importante lembrar que a poda drástica de árvores localizadas no passeio público (na calçada, ou fora dos lotes), é crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98). O responsável pela derrubada, corte ou poda não autorizada, bem como a morte provocada ou queima de árvores fica sujeito às penalidades prevista na lei. Na relação de estratégias o secretário informou que foi realizada uma reunião com o Conselho de Meio Ambiente, acordando, primeiramente, a ampliação das ações de conscientização da população, no   sentido de realizar a poda de acordo com o cronograma de retirada dos galhos. “Também será realizada a distribuição de material com instruções de poda juntamente com o cronograma de retirada dos galhos. Feito isso será cadastrado os podadores da cidade para retirar a autorização de poda de corte na prefeitura. Uma vez realizado o corte fora do cronograma, será notificado e multado”, informou.

Papa enalteceu, ainda, que a população deve tomar ciência que a poda mutilatoria – ou seja,  aquela que é retirado mais de 50% da copa –  é totalmente vedada, respondendo o autor e seu mandante as multas e responsabilidade ambiental.

COMO PROCEDER

Quando da necessidade de se cortar uma árvore, o correto é acionar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que vistoriará a árvore a que se refere a solicitação, para avaliar a real necessidade da derrubada, corte ou poda. Para solicitar este serviço, a população deve entrar em contato pelo telefone (43) 3538 8100 ou comparecer pessoalmente a secretaria localizada na Rua Mauro Cardoso de Oliveira, 190.

BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES

Quando a população participa da manutenção e cuidados com as árvores da cidade, contribuí para melhorar a qualidade de vida. Além das árvores reduzirem o impacto causado pelas chuvas, evitando erosões, assoreamento e enchentes, elas diminuem a poluição por meio da absorção do dióxido de carbono, minimizando assim o efeito estufa, quanto mais árvores melhor.

Além disso, a árvore mantém a biodiversidade, pois servem de refugio e alimento para a fauna. Por esse motivo, o cuidado no plantio e em sua manutenção é de extrema importância. A Secretaria de Agricutura e Meio Ambiente de Andirá está trabalhando cada vez mais na implantação e ampliação da Educação Ambiental e acredita que quanto mais preservarmos o meio ambiente em que vivemos, teremos mais saúde e qualidade de vida na comunidade.

CRONOGRAMA DE COLETAS DE GALHOS

A Secretaria Municipal de Viação e Serviços Públicos mantém uma programação de coleta periódica de coleta de galhos e móveis velhos. Confira e adeque-se: Primeira semana, bairros: Santa Helena, Monte Carlo, Bela Vista, Populares, Industrial e Jardim Paraná. Segunda semana- Bairros: Americana, Conjunto Luiz Meneghel, Jardim Ingá, Jardim América e Jardim Santo Antônio. Terceira semana – Bairros: Vila Santa Inês, Timburi, Catuai,  Monte Santo, Jardim Cidade Alta, Paulino Dalaqua e Jardim Planalto. Quarta semana: Vila Sarmento, Jardim Vésper, Império do Sol e Nova Andirá. O Distrito Nossa Senhora Aparecida , a secretaria atende quinzenalmente. Já a região central da cidade a coleta acontece todas às quintas e sextas – feiras.

Tiago Dedoné

Secretaria de Comunicação

Prefeitura de Andirá

http://www.portalrtn.com.br/wp-content/uploads/2018/06/34266700_1728394553894625_6537477215683084288_n.jpghttp://www.portalrtn.com.br/wp-content/uploads/2018/06/34266700_1728394553894625_6537477215683084288_n-150x150.jpgR T NDestaqueRegionalA Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente alerta à população quanto à poda drástica e irregular de árvores que estão acontecendo na cidade. Segundo o Secretário da pasta, Antônio Carlos Papa, a ação preocupa a administração municipal, uma vez que a arborização urbana deve ser respeitada pela população....Portal de Notícias RTN