Da Secretaria de Comunicação Prefeitura de Andirá

A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, finalizou o curso de Libras / Braille (Básico I), realizado neste semestre, por meio do projeto Escola de Comunicação e Artes. O curso faz parte do planejamento da secretaria em ofertar ações que possibilitem democratização cultural e de comunicação, debatendo a importância dos conhecimentos para tornar mais efetivo e inclusivo o diálogo, em todos os ambientes, principalmente, dentro dos espaços do poder público municipal. Para isso, um conteúdo programático, pautado em técnicas de conversações, compreensão das leis que regem a Língua Brasileira de Sinais  e o Sistema de Escrita Tátil – Braille.

O curso, todo, tem quatro módulos (Básico I, II, Intermediário e Avançado). Os alunos podem ir realizando-o por módulos, de acordo com as necessidades e interesses. No final, é realizado um Trabalho de Conclusão de Curso – projeto de aplicação prática de atividades em ambientes sociais, com documentação e descrição dos objetivos, justificativas, metodologias aplicadas, recursos, conclusões-. Além das aulas semanais, realizadas às terças e quintas-feiras, na Biblioteca (Industria do Conhecimento), uma comunidade no WhatsApp, também criado com o intuito de ampliar a comunicação e a transmissão de informações. Projetos foram realizados pelos alunos, em espaços como Escolas da Rede Pública, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS),  Centro de Convivência dos Idosos (CCI), Igrejas; em setores da Prefeitura, como, por exemplo: Secretaria de Saúde, Assistência Social, Educação, Administração.

Ministrado pelo professor Fábio Júnior Roque da Rosa, com apoio da coordenadora da Biblioteca, Ana Del Padre e coordenação pedagógica do secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Silvio Dedoné, que também é pedagogo e especialista em Educação Especial Inclusiva, os trabalhos tiveram boa aceitação dos alunos. De acordo com a aluna Adriana Ribeiro Moreira, a oferta do curso foi muito importante. “Quero agradecer a todos os envolvidos por nos dar a oportunidade de entrar nesse mundo maravilhoso, amei e quero continuar aprendendo para que juntos possamos nos incluir na vida das pessoas com deficiência”.

O professor ressaltou que o acesso gera oportunidades, por isso, a importância do poder público sair à frente na oferta. “Nossa missão é dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo. Isso só é possível se nossa plataforma for acessível para todos. Somos uma família que gera a acessibilidade dedicada a desenvolver ferramentas para garantir que pessoas com deficiência possam se conectar e comunicar com amigos e familiares, com todos. Parabéns a Prefeitura de Andirá por sair à frente neste projeto aqui na região, permitindo com que todos estudem gratuitamente e desenvolva projetos de aplicação para dinamizar seus processos de aprendizagem”.

A Prefeita, Ione Abib, esteve presente na formatura dos alunos e destacou, durante o discurso, que se surpreendeu com a grande quantidade de alunos interessados em estudar Libras/Braille. Ela parabenizou a todos pelo empenho e disse que a Escola de Comunicação e Artes é um importante projeto de intervenção social e cultural. O secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, também parabenizou a todos pelo empenho e disse que no próximo ano, será intensificada a aplicação dos trabalhos nos ambientes sociais. “Vamos buscar uma parceria com as secretarias municipais, par que consigamos aplicar os trabalhos diretamente nestes ambientes públicos, democratizando, assim, a comunicação e promovendo inclusão social”.

 

http://www.portalrtn.com.br/wp-content/uploads/2018/01/1962_96fda868e791027725dcfed7c277487b335e5982-800x600.jpghttp://www.portalrtn.com.br/wp-content/uploads/2018/01/1962_96fda868e791027725dcfed7c277487b335e5982-800x600-150x150.jpgR T NCidadesDestaqueDa Secretaria de Comunicação Prefeitura de Andirá A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, finalizou o curso de Libras / Braille (Básico I), realizado neste semestre, por meio do projeto Escola de Comunicação e Artes. O curso faz parte do planejamento da secretaria em ofertar ações...Portal de Notícias RTN