Massa News/Daniela Borsuk/Londrina

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Todas as 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana de Londrina estarão abertas no sábado (16), das 9h às 15h, para o “Dia D” da vacinação contra a gripe. Além disso, as crianças que forem levadas até os locais terão a carteirinha de vacinação atualizada.

A ação visa chamar a atenção dos grupos com os menores índices de pessoas imunizadas em Londrina, como gestantes, mulheres com até 45 dias depois do parto (puérperas) e de responsáveis por crianças de 6 meses a 4 anos de idade.

Grupos

Neste sábado (16), poderão receber a vacina da gripe as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, mulheres em até 45 dias depois do parto (puérperas), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores da rede pública e privada.

Os doentes crônicos, como diabéticos, hipertensos, transplantados, pacientes em tratamento contra câncer, HIV positivo, entre outros, precisam de uma solicitação médica para receber a vacina. As puérperas devem apresentar a certidão de nascimento da criança ou Declaração de Nascido Vivo, para que os profissionais das unidades de saúde possam verificar se a data do parto está dentro do prazo de 45 dias, que envolve o estado puerperal da mulher. Já os profissionais de saúde e professores devem comprovar o vínculo empregatício. A vacina tríplice contra a gripe não apresenta efeitos colaterais, e sua restrição é unicamente para pessoas com alergia severa à proteína do ovo.

Dados

Em Londrina, a expectativa era imunizar 161 mil pessoas, mas segundo os dados preliminares divulgados na quarta-feira (13), apenas 124.459 cidadãos procuraram as unidades de saúde, o que equivale a 80,79% do público-alvo da campanha.

A gripe, nos casos mais graves, pode ocasionar a morte. No município, do início do ano até o momento, registrou-se o óbito de um senhor de 55 anos devido à gripe.

Colaboração Prefeitura de Londrina

http://www.portalrtn.com.br/wp-content/uploads/2018/06/lg-c15ffb04-8aef-458e-93df-f7bb7490fff6.jpghttp://www.portalrtn.com.br/wp-content/uploads/2018/06/lg-c15ffb04-8aef-458e-93df-f7bb7490fff6-150x150.jpgR T NCidadesDestaqueMassa News/Daniela Borsuk/Londrina Foto: Levy Ferreira/SMCS Todas as 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana de Londrina estarão abertas no sábado (16), das 9h às 15h, para o “Dia D” da vacinação contra a gripe. Além disso, as crianças que forem levadas até os locais terão a carteirinha de...Portal de Notícias RTN